Poesia e as estruturas antropológicas do imaginário de Gilbert Durand: leitura de um poema de Ferreira Gullar

Autores

  • Antonio Rediver Guizzo Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/ Professor do Magistério Superior - Coordenador do Mestrado em Literatura Comparada

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.25384

Palavras-chave:

Imaginário. Poesia. Gilbert Durand. Ferreira Gullar.

Resumo

Frente à falência dos grandes sistemas explicativos orientados pela razão (aristotélica ou cartesiana) que regeram a Modernidade, a partir da segunda metade do século XX, surgem diversas teorias que procuram uma reavaliação positiva da imagem, investigando e sistematizando o imaginário humano, individual e coletivo, outrora excluído das possibilidades de acesso ao conhecimento. O estruturalismo figurativo de Gilbert Durand, nesse contexto, traz ao cenário intelectual uma perspectiva consistente, instigante e profícua aos estudos do imaginário. Neste artigo, pretendemos apresentar alguns dos pressupostos da teoria de Gilbert Durand, assim como, um panorama geral das “estruturas antropológicas do imaginário”. Além disso, a partir da leitura de um poema de Ferreira Gullar à luz da teoria durandiana, expomos algumas das possibilidades que a investigação do imaginário oferece à crítica literária.

---

DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.25384

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Rediver Guizzo, Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/ Professor do Magistério Superior - Coordenador do Mestrado em Literatura Comparada

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2003), Pós-Graduação latu sensu pela Faculdade do Iguaçu em Lingua Portuguesa e Literatura (2006), Pós-Graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR (2013), Mestrado em Letras - Área de Concentração: Linguagem e Sociedade; Linha de Pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2009); Doutorado em Letras pela UNIOESTE de Cascavel (2014); Acadêmico do curso de Bacharel em Direito UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon (2011) . Atualmente, atua como professor (dedicação exclusiva) da Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA) e Coordenador do Mestrado em Literatura Comparada - PPGLC.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

GUIZZO, Antonio Rediver. Poesia e as estruturas antropológicas do imaginário de Gilbert Durand: leitura de um poema de Ferreira Gullar. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 40, 2017. DOI: 10.12957/matraga.2017.25384. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/25384. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos Literários