CULTURAL, MULTICULTURAL, INTERCULTURAL: O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS
Palavras-chave:
Português como segunda língua para estrangeiros (PL2E), cultura, ambiente multicultural, interculturalismoResumo
A descrição e o ensino-aprendizado do português como segunda língua para estrangeiros (PL2E) não pode se limitar às questões formais da língua, mas deve levar em consideração aspectos da cultura subjetiva de nossa sociedade, questões essas que afloram em ambientes multiculturais. Para que o ensino do PL2E nesse tipo de situação seja eficaz, é preciso, ainda, que aspectos de competência intercultural sejam considerados, para que o aprendiz possa adequadamente inserir-se com sucesso no grupo de falantes da língua alvo. Exemplos de questões lexicais, morfo-sintáticas, interacionais e culturais extra-linguísticas são apresentados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.