Contribuições dos entremezes de Ariano Suassuna para a consolidação do teatro moderno e formação da identidade cultural brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2026.92397

Palavras-chave:

Ariano Suassuna, Entremez, Movimento Armorial

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar dois entremezes de Ariano Suassuna produzidos na década de 1950 — Torturas de um coração ou Em boca fechada não entra mosquito (1951) e O homem da vaca e o poder da fortuna (1958) — buscando identificar suas contribuições para a consolidação do teatro brasileiro moderno e compreender os primeiros passos do autor na proposição da estética armorial. Em Torturas de um coração, a trama se passa em Taperoá, onde personagens típicos dos folguedos nordestinos, como Benedito e Marieta, vivem situações cômicas e burlescas, repletas de referências à oralidade e à vivência popular. Em O homem da vaca e o poder da fortuna, Suassuna retoma a estrutura do entremez para abordar temas universais, como sorte e destino, sempre ancorado em personagens e situações do cotidiano sertanejo. A relevância dessas obras reside na habilidade do autor em mesclar elementos eruditos e populares, promovendo um diálogo entre texto letrado e tradição oral, e revelando sua fase experimental, quando buscava consolidar os princípios que dariam origem à estética armorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Cláudio Alves Marques, universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

É doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo (USP). É Professor Associado no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Assis.

Cassio Bitencourt de Oliveira, universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

É aluno de Licenciatura em Letras: Português/Alemão na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Assis, e desenvolve o projeto de Iniciação Científica “Entre o Popular e o Erudito: Contribuições dos Entremezes de Ariano Suassuna para a Consolidação do Teatro Brasileiro Moderno e Formação da Identidade Cultural Brasileira”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo n. 2024/16229-1.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 5. ed. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.

BAKHTIN, Mikhail. Peculiaridades do gênero, do enredo e da composição das obras de Dostoiévski. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revista. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. p. 115-206.

BERGSON, Henri. Ensaio sobre o significado do riso. Tradução e notas Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: Edipro, 2018.

BODNAR, Roseli. Entremez: jogos de espelhos em um labirinto sem fim. A dramaturgia de Ariano Suassuna, Francisco Pereira da Silva e Hermilo Borba Filho. Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Univer-sidade Católica do Rio Grande do Sul — PUCRS, Porto Alegre, tese de doutorado, 2017.

COSTA, Luís Adriano Mendes. Antonio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

DIDIER, Maria Thereza. Emblemas da sagração armorial: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial (1970 — 76). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000.

DIMITROV, Eduardo. O Brasil dos espertos. Uma análise da construção social de Ariano Suassuna como criador e criatura. São Paulo: Alameda, 2011.

LEVIN, Orna Messer. A rota dos entremezes: entre Portugal e Brasil. ArtCultura, Uberlândia, v. 15, n. 27, p. 181-192, jul.-dez. 2013.

NEWTON JÚNIOR, Carlos. Apresentação geral e critérios de organização. In: SUASSUNA, Ariano. Comédias. Teatro Completo, vol. I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018, p. 7-21.

OLIVEIRA, Helder Canal de. Uma arte engajada: Ariano Suassuna, Cultura e Política. XXXI Congreso ALAS Uruguay: Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio, Montevideo, p. 1-23, 2017.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

REIS, Luís. TPN — Teatro Popular do Nordeste. O palco e o mundo de Hermilo Borba Filho. Recife: Cepe, 2018.

SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Entremez, espaço de transformação. In: SUASSUNA, Ariano. Entre-mezes. Teatro Completo, vol. III. Org. Carlos Newton Júnior. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018, p.7-17.

SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Em demanda da poética popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. 2. ed. rev. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2009.

SILVA, Daisy Sardinha Ribeiro da. Apresentação do teatro colorido e folgazão contido nos entremezes de cordel do século XVIII. Dissertação (Mestrado em Letras), FFLCH-USP, São Paulo, 1979.

SUASSUNA, Ariano. O Movimento Armorial. Recife: Ed. Universitária UFPE, 1974.

SUASSUNA, Ariano. O Movimento Armorial. Revista Pernambucana de Desenvolvimento. Recife, v. 4, n. 1, p. 139-164, jan./jun. 1977.

SUASSUNA, Ariano. Almanaque Armorial. 2. ed. Seleção, organização e prefácio Carlos Newton Júnior. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

SUASSUNA, Ariano. Teatro Completo. Entremezes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. 18. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2023.

VASSALLO, Ligia. O sertão medieval e o teatro de Ariano Suassuna. 2. ed. revista, corrigida e atualizada. Rio de Janeiro: Topbooks, 2022.

Downloads

Publicado

2026-01-31

Como Citar

MARQUES, Francisco Cláudio Alves; OLIVEIRA, Cassio Bitencourt de. Contribuições dos entremezes de Ariano Suassuna para a consolidação do teatro moderno e formação da identidade cultural brasileira. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 33, n. 67, p. 117–133, 2026. DOI: 10.12957/matraga.2026.92397. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/92397. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Estudos Literários