Textual cohesion in narrative texts: an analysis of texts in both Portuguese language modalities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44167

Keywords:

Referential Cohesion, Written text, Oral text.

Abstract

This article aims to present an analysis of Referential Cohesion in texts produced in textual production workshops at the Basic School. The importance of this type of study is the opportunity to point out the linguistic resources used by students to promote referencing and the relevance of teachers exploring the most diverse language strategies that promote referral in the classroom. The theoretical foundation behind the work is Text Linguistics, whose studies are found in the works of Koch and Travaglia (2003), Antunes (2005), Fávero (2004) and Koch (2017; 2018). This quantitative and qualitative descriptive-analytical paper analyzes part of the corpus collected in my master’s research that took place in the second semester of 2018. The methodology used in the research was the action research, proposed by Thiollent (2011) and Tripp (2005), because this methodology allows the teacher to observe the reality of the subjects involved in the situation, to plan strategies that help in solving problems and difficulties, to implement the strategies, to monitor the expected and achieved results and, if necessary, to restart this cycle until desired results are achieved. The analysis of a written text and an oral text produced by a sixth grade elementary school student will present the referencing forms used in the texts in order to characterize the texts produced in both modalities of the language.

Author Biographies

Claudiele da Silva Pascoal, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Participou de 2 estágios extracurriculares, não remunerados, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Santa Maria/RS) como professora de Língua Portuguesa. Participou como bolsista do Subprojeto "A prática da leitura e da escrita na formação cidadã de crianças e jovens em idade escolar" e do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES, em 2014. Em 2015, atuou como professora colaboradora do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior -CAPES. Atuou como professora de Língua Portuguesa no Colégio Marco Polo (Santa Maria/ RS) da disciplina de Língua Portuguesa e Redação em turmas de Ensino Fundamental e Médio da Modalidade EJA e também como professora do Componente Curricular Linguagem e Comunicação em cursos técnicos e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Técnica Albert Einstein. Atualmente é mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da UFSM e participa do Grupo de Pesquisa GOE - Gêneros Orais e Escritos, do Programa de Pós- Graduação em Letras da UFSM, sob a coordenação do professor Gil Roberto Costa Negreiros.

Gil Roberto Costa Negreiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Tem experiência na área de Letras, atuando em cursos de graduação e pós-graduação (especialização). Atuou como professor e pesquisador do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Atualmente, é professor adjunto III do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (linha de pesquisa "Linguagem e Interação"). É pesquisador efetivo do projeto NURC-SP - núcleo USP, atuando em disciplinas de pós-graduação e em projetos de pesquisa linguísticos. Foi também coordenador substituto do PPGL - Letras e coordenador da linha de pesquisa Linguagem e Contexto Social. Tem experiência na área de Letras (língua portuguesa) e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Análise da Conversação, Sociolínguística Interacional, Linguística Textual e Pragmática. Dentre vários de seus trabalhos, destaca-se o livro Marcas de Oralidade na Poesia de Manuel Bandeira, publicado pela Editora Paulistana e a participação no livro Ensino de Língua Portuguesa, organizado por Vanda Maria Elias e publicado pela Editora Contexto.

Published

2020-04-30

How to Cite

Pascoal, C. da S., & Negreiros, G. R. C. (2020). Textual cohesion in narrative texts: an analysis of texts in both Portuguese language modalities. MATRAGA - Journal Published by the Graduate Program in Letters at Rio De Janeiro State University (UERJ), 27(49), 117–137. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44167

Issue

Section

Linguistic Papers