Study of the positioning of the adverbs in Brazilian Portuguese sentences

Authors

  • Glaucia do Carmo Xavier Instituto Federal de Minas Gerais
  • Arabie Bezri Hermont Pontifícia Universidade Católica
  • Isadora Pereira do Couto Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32607

Keywords:

Adverb, Position in sentence, Generative Theory.

Abstract

This paper aims to demonstrate results of research that sought to investigate whether the positioning of adverbs is free or not. Anchored in the Generative Theory, the hypothesis of this work is that certain adverbs occupy, in most cases, fixed positions in a sentence. Cinque (1999) and Rocha & Lopes (2015) are authors that also support the theoretical framework of this research and demonstrate, in different ways, that certain adverbs remain in fixed positions in sentences. Other adverbs, however, have no fixed position. This research, through a transcription analysis of real speech, investigated and categorized 548 adverbs present in dialogues of native speakers of Brazilian Portuguese and classified eighteen types of adverbs and their respective positions. The corpus was built from recordings of lessons from a private school in Belo Horizonte, and was brought to this research for both qualitative and quantitative analyses. The results of this work demonstrated that adverbs, traditionally considered as accessory terms to a clause, which can appear in several positions in a sentence, are not always free and that certain types of adverbs appear only in fixed positions in the sentence.

Author Biographies

Glaucia do Carmo Xavier, Instituto Federal de Minas Gerais

Pós-doutoranda no departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde desenvolve pesquisa na área de Teoria Linguística voltada à Gramática Gerativa. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-MG, mestre em Educação pela PUC-MG, possui duas especializações: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional e é graduada em Letras pelo UNI-BH. É professora, em regime de dedicação exclusiva, de Língua Portuguesa e Literatura, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), desde 2010. Atualmente leciona para Ensino Médio- técnico e Ensino Superior. Ao longo dos 18 anos como professora, atuou em diversos segmentos, desde a Educação Infantil à Pós-graduação Lato Sensu. É líder do grupo de pesquisa GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura) que tem como foco temas de interesse do Ensino Médio. Coordena projeto de pesquisa sobre Tipologia Verbal, com financiamento externo (Fapemig), coordena projeto de pesquisa sobre advérbios, com bolsista PIBIC-JR, coordena projeto de extensão sobre Literatura Negra na sala de aula do Ensino Médio, com bolsistas PIBEX. É organizadora e autora de três obras, sendo uma delas sobre Teoria Gerativa e suas interfaces. Os principais interesses de pesquisa, em Linguística, voltam-se para a Teoria Gerativa e estudos sobre aspecto verbal, advérbios e tipologia verbal. Dedica-se também aos estudos sobre Literatura Negra, relações etnorraciais e de gênero, no Ensino Médio.

Arabie Bezri Hermont, Pontifícia Universidade Católica

Possui doutorado (2005) e mestrado (1999) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e gra­duação em Letras (1997) e Comunicação Social (1989) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Programa de Pós­-Graduação em Letras e da Graduação em Letras e Pedagogia da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. É Professora do Departamen­to de Letras da PUC Minas, instituição na qual ministra disciplinas de graduação (no curso de Letras e de Pedagogia) e de pós-graduação (lato e stricto sensu). É coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa “Es­tudos em Linguagem e Cognição” - ELINC. Conduz pesquisas e orienta alunos nas áreas de sintaxe, psicolinguística. É organizadora e autora de um dos capítulos do livro: “Linguagem e Cognição - Diferentes perspec­tivas” (Ed. PUC Minas) e do livro: “Gerativa: (inter)faces de uma teoria”.

Isadora Pereira do Couto, Instituto Federal de Minas Gerais

É bolsista de iniciação científica PIBIC-JR pelo programa institucional de bolsasdo Instituto Federal de Minas Gerais. Cursa o terceiro ano do ensino técno em Automação. tem exepriência em robótica, mecatrônica e automação.

Published

2018-08-14

How to Cite

Xavier, G. do C., Hermont, A. B., & do Couto, I. P. (2018). Study of the positioning of the adverbs in Brazilian Portuguese sentences. MATRAGA - Journal Published by the Graduate Program in Letters at Rio De Janeiro State University (UERJ), 25(43), 69–88. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32607

Issue

Section

Linguistic Papers