Language policies and the bilingual teaching of Portuguese-Pomeranian in Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo

Authors

  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edenize Ponzo Peres Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sintia Bausen Küster Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20780

Keywords:

Language policies. Bilingual education. Pomeranian language.

Abstract

In this study, the language policies implemented in the State of Espírito Santo, specifically in the municipality of Santa Maria de Jetibá, with the purpose of valuing and maintaining the Pomeranian language and culture, are presented and discussed. With the support of some available references about the educational context of the Pomeranian children, a historical presentation is offered, followed by an analysis of the consequences of the implementation of the Program of Pomeranian School Education - the Proepo in the state, which introduces the Portuguese-Pomeranian bilingual education in this municipality. It is argued that the Proepo is recognised as important for the immigration language valorization, bringing many benefits mainly for the school-age children living in rural areas. However, it is known that the Proepo needs to move forward and that other measures for the appreciation of the Pomeranian language should be taken in order to ensure the permanence of the language for future generations.

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http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20780

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Author Biographies

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduou-se na Licenciatura Plena em Letras (1985). Pós-graduou-se no mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Foi professor visitante estrangeiro na Universität-Siegen na Alemanha (2011). Coordena convênios internacionais com a Univeristät-Siegen na Alemanha, com a Universität-Giessen na Alemanha e com a Universidade de Sassari na Itália. Temas de pesquisa: sociolinguística (direitos linguísticos, bilinguismo e contatos linguísticos, trabalho com literatura), Pedagogia Social (educação do campo, povos e comunidades tradicionais, ação comunitária). É membro associado da Deutscher Lusitanistenverband e. V. (DLV). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFES.

Edenize Ponzo Peres, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), graduação em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a supervisão do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira (2015-2016). Atua como professor adjunto de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente com os seguintes temas: Sociolinguística (Contato Linguístico) e ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Letras no período de agosto de 2011 a julho de 2014. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa "A diversidade linguística do Espírito Santo", que abarca estudos sobre as línguas minoritárias em contato com o português e sobre o português falado em comunidades quilombolas e em municípios de divisa com Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sintia Bausen Küster, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo

Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Professores na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Especialização em Educação do Campo: - UFES (2010), graduação em Pedagogia (2007) e Licenciatura Plena em Educação Física (2004) . É professora da Educação Básica, na rede municipal de Santa Maria de Jetibá . Coordenou durante oito anos o Programa de Educação Escolar Pomerana - Proepo, que tem como objetivo valorizar e fortalecer a língua oral e escrita nas escolas. Atua nos seguintes temas: cultura e língua pomerana, educação bilíngue, bilinguismo, manutenção e gestão de língua minoritária.

Published

2016-06-30

How to Cite

FOERSTE, Erineu; PERES, Edenize Ponzo; KÜSTER, Sintia Bausen. Language policies and the bilingual teaching of Portuguese-Pomeranian in Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ), Rio de Janeiro, v. 23, n. 38, 2016. DOI: 10.12957/matraga.2016.20780. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20780. Acesso em: 28 jul. 2025.

Issue

Section

Linguistic Papers