LETRAMENTO LITEROMUSICAL: PRÁTICAS SOCIAIS MEDIADAS POR CANÇÕES
Palavras-chave:
letramento como práticas sociais, gênero canção, letramento literomusicalResumo
Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical.
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