Do Norte ao Sul Global: um panorama das Humanidades Digitais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.88125

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Sul Global, Decolonial, Estudos Pós-Coloniais, Brasil

Resumo

Este artigo parte da revisão dos principais debates no campo das Humanidades Digitais em nível global, tais como os propostos por Schreibman, Siemens e Unsworth (2004), Burdick et al. (2012) e Drucker (2021). Posteriormente, focaliza-se nos esforços teóricos e práticos de iniciativas que, embora partam do Norte geográfico, assumem um posicionamento anti/pós/decoloniais, tal como fazem Risam (2018) e Aiyegbusi (2018), ao explorar outras formas de narrar a memória colonial a partir das Humanidades Digitais. Em seguida, propõe-se um panorama das Humanidades Digitais no Brasil, de modo a avaliar criticamente o seu desenvolvimento em comparação com os Estados Unidos. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre possíveis estratégias de desenvolvimento das Humanidades Digitais no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínea Novack Santos da Rocha, Universidade Federal de Pelotas

É doutora em Teoria da Literatura (CAPES/PUCRS, 2024) com período sanduíche (short-term scholar) na University of Miami (UM/EUA), com bolsa CAPES PrInt de 11/2022- 04/2023. Em 2018, foi mestra Teoria da Literatura pela PUCRS (bolsa parcial CAPES) e em 2015 graduou-se em Letras, habilitação Português e Literatura, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na qual foi bolsista PIBID-UFPel (2012-2013) e PIBIC-CNPQ (2013-2014). Foi Editora Jr do perió- dico Letrônica (PUCRS/A2), de 2021-2023. Já foi docente no IFSUL (Campus Camaquã, 2023- 2024), UFPel (2024) e atualmente atua no IFFAR (Campus Frederico Westphalen). Interessa-se por temas envolvendo a escrita de mulheres, critica literária feminista, pensamento decolonial e Humanidades Digitais.

Vanessa Rodrigues Barcelos, University of Miami

É doutouranda em Língua e Literatura Inglesa na University of Miami. Possui mestrado em Lin- guística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Sua pesquisa atualmente se concentra na relação entre raça e gênero no discurso sobre bruxas e caça às bruxas na literatura inglesa no século 17, bem como o uso de ferramentas digitais para o ensino de literatura em língua inglesa.

Referências

AIYEGBUSI, Babalola Titilola. Decolonizing Digital Humanities: African perspective. In: LOSH, Elizabeth; WERNIMONT, Jacqueline (Orgs.). Bodies of information: Intersectional feminism and Digital Humanities. University of Minnesota Press: London, 2018.

ALLÉS-TORRENT, Susanna; DEL RÍO RIANDE, María Gimena. The Switchover: Teachingand Learning the Text Encoding Initiative in Spanish. Journal of the Text Encoding Initiative, 2020.

BURDICK, Anne; DRUCKER, Johanna, LUNENFELD, Peter; PRESNER, Todd; SCHNAPP, Jeffrey. Digi- tal_Humanities. MIT Press: Cambrigde, Massachusetts, 2012.

DEL RÍO RIANDE, María Gimena; FIORMONTE, Domenico. Una vez más sobre lossures de las “digital humanities”. Acervo, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 1-15, 2022.

DRUCKER, Johana. The Digital Humanities Coursebook. Routledge: London and New York, 2021. KIM, Doroty; STOMMEL, Jesse. Disrupting the Digital Humanities. Punctim books, 2019.

RISAM, Roopika. The digital words: Postcolonial digital humanities in theory, praxis, and pedagogy. North- western University Press: Chicago, 2018.

SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH, John. A companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell, 2004. Disponível em: <https://companions.digitalhumanities.org/DH/>. Acesso em: 29/10/2024.

SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH, John. A new companion to Digital Humanities. Wil- ley: Blackwell, 2016.

WARWICK, Claire. Building theories or theories of building? A tension at the heart of Digital Humanities. In: SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH, John. A new companion to Digital Humanities. Willey: Blackwell, 2016.

Downloads

Publicado

2025-05-31

Como Citar

DA ROCHA, Virgínea Novack Santos; RODRIGUES BARCELOS, Vanessa. Do Norte ao Sul Global: um panorama das Humanidades Digitais no Brasil. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 32, n. 65, p. 221–236, 2025. DOI: 10.12957/matraga.2025.88125. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/88125. Acesso em: 16 jul. 2025.