O discurso de ódio endereçado à identidade docente: uma análise semiolinguística da página “Escola sem Partido” no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.88100

Palavras-chave:

Semiolinguística, Discurso de ódio, Professor, Escola sem Partido, Instagram

Resumo

Tendo em vista que os estudos discursivos almejam contribuir para a compreensão e, por conseguinte, para a solução de chagas sociais, o presente trabalho tem o objetivo de, a partir da análise de duas postagens da página “Escola sem Partido” na rede social Instagram, identificar os discursos de ódio endereçados à identidade docente brasileira. Para tanto, com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, do pesquisador francês Patrick Charaudeau, pretende-se discorrer obre os conceitos de contrato de comunicação (Charaudeau, 2001), de semiotização do mundo (Charaudeau, 2005), de sujeitos do discurso (Charaudeau, 2001) e de imaginários sociodiscursivos (Charaudeau, 2022). Além disso, este artigo ancora-se também nos postulados de Barros (2015), Butler (2021) e Paveau (2021) acerca do discurso de ódio a fim de reconhecê-lo no corpus apresentado.

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Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É graduada em Letras (2012-UFF), pós-graduada em Leitura e Produção Textos (2015-UFF) e mestre em estudos de Linguagem (2023-UFF). Atualmente é doutoranda do instituto de Letras da UFF, associada à linha de pesquisa sobre teoria do texto e do discurso. Seus estudos têm como foco a análise Semiolinguística do Discurso, com base na investigação das mídias digitais. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística – Leitura, fruição e ensino (GPS –LeiFEn/UFF/CNPq). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação, no Instituto Jeilson da Costa Antunes e no Grupo Alfredo Backer de Ensino. Atualmente é professora de Produção Textual no Instituto Gaylussac e, na Escola Bre- tanha, ministra a disciplina de Estudos Literários.

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Reali- zou seu pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, na Linha de Pesquisa Estudos de Semântica e Análise do Discurso (2022). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Lingua- gem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestra- do e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística – Leitura, fruição e ensino (GPS – LeiFEn/UFF/ CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Tra- balho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, compreensão e escrita.

Referências

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

DOS SANTOS, Ana Carolina; DA SILVA REBELLO, Ilana. O discurso de ódio endereçado à identidade docente: uma análise semiolinguística da página “Escola sem Partido” no Instagram. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 32, n. 65, p. 307–324, 2025. DOI: 10.12957/matraga.2025.88100. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/88100. Acesso em: 6 jun. 2025.