O discurso de ódio endereçado à identidade docente: uma análise semiolinguística da página “Escola sem Partido” no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2025.88100Palavras-chave:
Semiolinguística, Discurso de ódio, Professor, Escola sem Partido, InstagramResumo
Tendo em vista que os estudos discursivos almejam contribuir para a compreensão e, por conseguinte, para a solução de chagas sociais, o presente trabalho tem o objetivo de, a partir da análise de duas postagens da página “Escola sem Partido” na rede social Instagram, identificar os discursos de ódio endereçados à identidade docente brasileira. Para tanto, com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, do pesquisador francês Patrick Charaudeau, pretende-se discorrer obre os conceitos de contrato de comunicação (Charaudeau, 2001), de semiotização do mundo (Charaudeau, 2005), de sujeitos do discurso (Charaudeau, 2001) e de imaginários sociodiscursivos (Charaudeau, 2022). Além disso, este artigo ancora-se também nos postulados de Barros (2015), Butler (2021) e Paveau (2021) acerca do discurso de ódio a fim de reconhecê-lo no corpus apresentado.
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Referências
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