“Você já respirou o mesmo átomo que Gandhi”: uma análise das estratégias de popularização da ciência no TikTok pelo prisma da avaliatividade
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85487Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Avaliatividade, Divulgação Científica, TikTok, PandemiaResumo
Durante a pandemia, as mídias sociais desempenharam um importante papel no combate à desinformação. No contexto brasileiro, destaca-se o perfil Fatos Curiosos com Antonio Miranda, criado em 2020 pelo estudante e tiktoker Antonio Miranda, que mescla edições criativas de vídeos com assuntos da área de ciências. Neste artigo, investigamos o vídeo mais curtido e comentado desse perfil, verificando quais são as estratégias discursivas adotadas para interagir com os espectadores e lhes explicar, de maneira acessível, um conteúdo supostamente complexo, com vistas à popularização da ciência. O referencial teórico utilizado é o Sistema de Avaliatividade (Martin e White, 2005). Os resultados apontam para o predomínio da contração dialógica, com o apagamento das fontes, intervenções autorais explícitas, construção de avaliações assertivas e supressão de vozes discordantes, atenuada por reações subjetivas, emocionais e de suspense na abertura e no encerramento do vídeo, estratégia que parece despertar a curiosidade e manter a atenção dos espectadores.
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