“Você já respirou o mesmo átomo que Gandhi”: uma análise das estratégias de popularização da ciência no TikTok pelo prisma da avaliatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85487

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Avaliatividade, Divulgação Científica, TikTok, Pandemia

Resumo

Durante a pandemia, as mídias sociais desempenharam um importante papel no combate à desinformação. No contexto brasileiro, destaca-se o perfil Fatos Curiosos com Antonio Miranda, criado em 2020 pelo estudante e tiktoker Antonio Miranda, que mescla edições criativas de vídeos com assuntos da área de ciências. Neste artigo, investigamos o vídeo mais curtido e comentado desse perfil, verificando quais são as estratégias discursivas adotadas para interagir com os espectadores e lhes explicar, de maneira acessível, um conteúdo supostamente complexo, com vistas à popularização da ciência. O referencial teórico utilizado é o Sistema de Avaliatividade (Martin e White, 2005). Os resultados apontam para o predomínio da contração dialógica, com o apagamento das fontes, intervenções autorais explícitas, construção de avaliações assertivas e supressão de vozes discordantes, atenuada por reações subjetivas, emocionais e de suspense na abertura e no encerramento do vídeo, estratégia que parece despertar a curiosidade e manter a atenção dos espectadores.

Biografia do Autor

Flaviane Faria Carvalho, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professora Adjunta do Curso de Letras da UNIFAL-MG. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutora em Linguística Aplicada pela Univer- sidade de Lisboa (2012). Realizou seu estágio de Pós-Doutorado em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2024). É membro do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GPLin/UNIFAL-MG), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e do Grupo de Estudos em Multiletramentos, Leitura e Textos (GEMULTE/UFES).

Denise Ferreira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mi­nas Gerais (Cefet-MG). Mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG. Pós-graduada em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional. Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em jornalismo) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), com experiência em comu­nicação social de órgãos públicos.

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Faria Carvalho, F., & Ferreira dos Santos, D. (2025). “Você já respirou o mesmo átomo que Gandhi”: uma análise das estratégias de popularização da ciência no TikTok pelo prisma da avaliatividade. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 32(64), 46–56. https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85487

Edição

Seção

Estudos Linguísticos