Sobre mostrar e não contar: considerações acerca do uso de cena e sumário em narrativas de não-ficção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85412

Palavras-chave:

Escrita criativa, Narrativa de não-ficção, Teoria narrativa, Jornalismo literário

Resumo

Assim como outros gêneros de prosa literária, os estudos acerca do produzir narrativas de não-ficção têm se construído em torno da premissa “mostre, não conte”. Hoje, vista como uma regra maçante e óbvia em oficinas de escrita criativa, seus fundamentos são encontrados em teses de escritores, como Anton Tchekhov, e teóricos, como Wayne Booth e David Lodge. Por sua evidente eficiência, a técnica não poderia deixar de ser absorvida e naturalizada pelas narrativas de não-ficção. Lançando mão das considerações destes teóricos em torno da cena (mostrar) e do sumário (contar), entre outros nomes, como Stephen Koch, Luiz Antonio de Assis Brasil e Noemi Jaffe, este artigo pretende reiterar o fato de que cena e sumário não são elementos antagonistas, refutando uma crença comum, segundo a qual o sumário deve ser evitado. A partir de exemplos de trabalhos do gênero, de autoria de Eliane Brum, Lira Neto, Vanessa Barbara, Gay Talese e Susan Orlean, busca-se evidenciar que ambas as formas têm a mesma potência qualitativa.

Biografia do Autor

Frederico Dollo Linardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Escrita Criativa no Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS (bolsa CNPq). Mestre no Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS (área de concentração Escrita Criativa) (bolsa CNPq). Especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jor- nalismo Literário – ABJL (2007). É professor convidado do programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa e Multiplataformas da Faculdade Novoeste e do Programa de Especialização em Escrita Criativa – a arte da narrativa, da PUCRS.

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Linardi, F. D. (2025). Sobre mostrar e não contar: considerações acerca do uso de cena e sumário em narrativas de não-ficção. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 32(64), 57–69. https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85412

Edição

Seção

Estudos Linguísticos