A teatralidade absoluta em El gaucho insufrible, de Roberto Bolaño

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85117

Palavras-chave:

Gaucho, Roberto Bolaño, Barroco, Cervantes, Borges

Resumo

Em El gaucho insufrible (2003), Roberto Bolaño reescreve o mito do gaúcho argentino traçando um paralelo singular entre Borges e Cervantes, ao situar sua narrativa sob a ótica do período de recessão na Argentina do fim dos anos 1990. Nesse singular jogo entre o real e o imaginário, o conto faz com que, por um lado, Borges apareça como um ideal ético e literário que a personagem principal acredita ser o único meio de fazer com que a Argentina volte às raízes e, aos poucos, tenta encaixar aquele cenário frágil aos padrões de uma realidade ficcional utópica; por outro lado, essa encenação alcança uma postura quixotesca ao inscrever o mito literário num espaço e tempo aos quais parece nunca ter pertencido, fazendo com que o ideal literário substitua o real e transforme-se num tipo de realidade contraposta que salienta as contradições do progresso histórico. Partindo de uma leitura do que Bolívar Echeverría (2005) considera a teatralidade absoluta do barroco na modernidade, a presente análise do conto de Bolaño desenvolve uma reflexão ética e estética dessa representación emancipada que, ao radicalizar o ato de representar, evidencia uma outra realidade, uma alternativa para compreensão de processos políticos, sociais e históricos.

Biografia do Autor

Hiago Alves Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEL-UFRN). Graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Uni- versidade do Estado do Amazonas (UEA). Áreas de interesse e pesquisa: literatura comparada e literatura hispano-americana.

Samuel Anderson De Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor (2013) e mestre (2008) em Estudos da Linguagem pela UFRN. Realizou estágio de pós-doutorado (2019) na Universidade Federal do Ceará. É Professor Associado da UFRN, onde ministra disciplinas na área de literatura espanhola na graduação em Letras-Espanhol e na área de literatura comparada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Coordena- dor do Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira. É autor dos livros “Gregório de Matos: do Barroco à Antropofagia” (2016) e “Edifício de palavras: Gregório de Matos e seu cor- pus espanhol” (2017). Atualmente, é chefe do DLLEM/UFRN e editor-chefe da Revista Odisseia.

Referências

AVELAR, Idelber. Alegorias da Derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Tra- dução por Saulo Gouveia, revisada pelo autor. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

ADORNO, Theodor. W. Teoria estética. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008.

BOLAÑO, Roberto. O gaucho insofrível. Tradução por Joca Reiners Terron. São Paulo: Companhia das Le- tras, 2024. p. 15-44.

BOLAÑO, Roberto. Entre paréntesis: ensayos, artíclos y discursos. Barcelona: Anagrama, 2005.

BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. Tradução por Arrigucci Jr. Davi. São Paulo: Companhia das letras, 2007a.

BORGES, Jorge Luis. Ficções. Tradução por Arrigucci Jr. Davi. São Paulo: Companhia das letras, 2007b.

BORGES, Jorge Luis; GUERRERO, Margarita. El Martín Fierro. In: BORGES, Jorge Luis. Obras completas en colaboracion. Buenos Aires: Emacé Editores, 1997. p. 513-565.

ECHEVERRÍA, Bolívar. Vuelta de siglo. Venezuela: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 2017. ECHEVERRÍA, Bolívar. La modernidad de lo barroco. México: Ediciones Era, 2000.

FAVERÓN PATRIAU, Gustavo. El Rehacedor: “El gaucho insufrible” y el ingreso de Bolaño en la tradicion argentina. In: PAZ SOLDÁN, Edmundo; FAVERÓN PATRIAU, Gustavo (Orgs.). Bolaño salvaje. Barcelona: Editorial Candaya, 2008. p. 371-416.

LUDMER, Josefina. Aqui América Latina: uma especulação. Tradução por Rômulo Monte Alto. Belo Hori- zonte: Editora UFMG, 2013.

PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Barcelona: Editorial Anagrama, 2001.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Alves Teixeira, H., & Anderson De Oliveira Lima, S. (2025). A teatralidade absoluta em El gaucho insufrible, de Roberto Bolaño. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 32(64), 155–168. https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85117

Edição

Seção

Estudos Literários