Maria Teresa Tedesco e Lurdes Moutinho entrevistam Márcia Machado Vieira, Professora Drª. de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2024.84805Palavras-chave:
entrevista, sociolinguística, variação linguísticaResumo
Nossa entrevistada é a Professora Márcia Machado Vieira, Professora de Linguística da UFRJ, uma sociolinguista em movimento, de coração e de alma, desde a Iniciação Científica no curso de graduação da UFRJ. De coração, porque valoriza a diversidade linguística, tendo sido movida por ela! De alma, porque, mesmo em espaços em que, juram alguns, não há variação linguística, ela percebe variação. Márcia Machado Vieira desafia o leitor, ao longo desta entrevista, a entender a que espaços se refere. Com todo o seu entusiasmo, afirma que “movência é um traço pessoal! Transversalidade científica é um traço que percebo nos meus rumos em ciência e no fato de que, para alguns, não sou tão facilmente categorizável.” Maleabilidade e dinamicidade são palavras-chave em Sociolinguística e no seu fazer científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.