Maria Teresa Tedesco e Lurdes Moutinho entrevistam Márcia Machado Vieira, Professora Drª. de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2024.84805

Palavras-chave:

entrevista, sociolinguística, variação linguística

Resumo

Nossa entrevistada é a Professora Márcia Machado Vieira, Professora de Linguística da UFRJ, uma sociolinguista em movimento, de coração e de alma, desde a Iniciação Científica no curso de graduação da UFRJ. De coração, porque valoriza a diversidade linguística, tendo sido movida por ela! De alma, porque, mesmo em espaços em que, juram alguns, não há variação linguística, ela percebe variação. Márcia Machado Vieira desafia o leitor, ao longo desta entrevista, a entender a que espaços se refere. Com todo o seu entusiasmo, afirma que “movência é um traço pessoal! Transversalidade científica é um traço que percebo nos meus rumos em ciência e no fato de que, para alguns, não sou tão facilmente categorizável.” Maleabilidade e dinamicidade são palavras-chave em Sociolinguística e no seu fazer científico.

Biografia do Autor

Márcia Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Ver- náculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), bacharela e licenciada em Inglês pela UFRJ, atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. É pesquisadora do CNPq. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa: estabilização, variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (construções de referenciação e predicação), dentre outros temas afins. É membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesqui- sa (2ª Tesoureira) no biênio 2021-2023. Integra, desde 2014, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguísticas).

Maria Teresa Tedesco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutora em linguística pela UFRJ (2002); Mestre em linguística pela UFRJ (1992); Pós – Doutoramento pela Universidade de Colônia, Alemanha (2017); Professora Visitante na Universidade de Heidelberg, Alemanha, no período de dezembro/2019 a feverei- ro/2020, pelo Programa Capes-PrInt. Área de pesquisa: Formação docente; Sociolinguística; avaliação.

Lurdes Moutinho, Universidade de Aveiro

Doutorada em Ciências da Linguagem/Fonética pela Universidade de Estrasburgo (França), em 1988, com o equivalente a um doutoramento português em Linguística Portuguesa, Univer- sidade de Aveiro, 1991. É investigadora integrada no CLLC e coordena um dos subgrupos de pesquisa, Variação Linguística. Tem desenvolvido investigação na área da Sociolinguística e Fo- nética/Fonologia Experimental, com foco no estudo da variação prosódica.

Downloads

Publicado

2024-06-22

Como Citar

Vieira, M. M., Tedesco, M. T., & Moutinho, L. (2024). Maria Teresa Tedesco e Lurdes Moutinho entrevistam Márcia Machado Vieira, Professora Drª. de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 31(62), 380–391. https://doi.org/10.12957/matraga.2024.84805

Edição

Seção

Entrevista/Depoimento