A mentoria na formação docente: negociando sentidos na Prática como Componente Curricular (PCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2024.80467

Palavras-chave:

Criatividade Local, Decolonialidade, Interculturalidade crítica, Mentoria

Resumo

O objetivo deste artigo é revisitar a proposta de mentoria na formação inicial de professoras/es de línguas com vistas a incentivar a Criatividade Local, como um entre-espaço contingente e dinâmico de negociação de sentidos entre condições locais e demandas globais (NUNES, 2022). Para investigar como um programa de mentoria contribui para a percepção desse entrelugar e do valor das práticas locais, foram propostas ativida­des de saída a campo em um curso que tem como eixo a prática como componente curricular (PCC). Como suporte teórico, entrelaçam-se a Psicologia da Criatividade, a Psicologia Humanista, as premissas da agência pedagógica no modelo KARDS de Kumaravadivelu (2012), além de estudos acerca do papel da mentoria na formação inicial de professoras/es, envolvendo perspectivas decoloniais e interculturais. Os resultados deste processo são comparados com o panorama da tese, considerando a extensão da proposta de mentoria, o tempo e a disponibilidade para sua realização na disciplina. A análise dos resultados revela a emergência de espaços dialógicos de negociação e criação para a práxis pedagógica, além de apontar para a necessidade de lidar com os desconfortos provocados pelos deslocamentos a partir de perspectivas críticas e decoloniais.

Biografia do Autor

Elaine Roschel Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

É doutora em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de São Paulo (2021), com doutorado sanduíche (bolsa CAPES-Print – USP) na Universidade de Augsburg (Alemanha). Ganhadora do Prêmio “Luiz Antônio Marcuschi” de Teses e Dissertações da Anpoll de 2023. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de Formação de professoras/es de línguas, Educação Linguística e Mentoria. É professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2024-01-27

Como Citar

Roschel Nunes, E. (2024). A mentoria na formação docente: negociando sentidos na Prática como Componente Curricular (PCC). Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 31(61), 102–114. https://doi.org/10.12957/matraga.2024.80467

Edição

Seção

Estudos Linguísticos