O podcast como gênero discursivo-digital: história, usos e definições atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2024.77272

Palavras-chave:

ItemNet, Podcast, Gênero discursivo, Gênero digital

Resumo

O presente texto constitui um estudo sobre o podcast, definido por Rezende (2007, p. 2) como um “sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros pela internet”. Apesar do amplo acesso, observamos que há uma escassez da literatura sobre o assunto. O podcast é uma presença constante em diversas esferas de nossa vida cotidiana e sua grande versatilidade torna sua definição bastante complexa. Portanto, é neces­sária uma proposta taxonômica em relação ao seu uso. Com base na classificação de Carvalho, Aguiar e Marciel (2009), bem como nas pesquisas de Uchôa (2010), Jesus (2014) e Cardoso (2021), que exploraram a integração do podcast em práticas pedagógicas, e em Oliveira (2018), que focou no âmbito jornalístico, buscamos estabelecer uma nova taxonomia que englobasse aspectos relevantes para a compreensão do podcast. Como resultado, ampliamos e criamos doze categorias, considerando tanto os aspectos funcionais quanto formais de sua composição. Assim, sendo o podcast um gênero versátil e dinâmico, e ainda que ele opte pelo áudio como seu principal meio, ele não é construído de maneira aleatória. Além disso, um podcast se desenvolve com base em padrões que são responsáveis por sua materialização. Portanto, com base na abordagem de Bakhtin (2006 [1952-1953]) e nas pesquisas de Marcuschi (2008), podemos afirmar que o pod­cast se configura como um gênero, admitido como um “ItemNet” (MATOS, 2020; 2022) de suporte.

Biografia do Autor

Raissa Goncalves de Andrade Moreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Pa­raíba, atuando na linha de pesquisa Diversidade e mudança linguística. É integrante do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de base (TLB), cadastrado no CNPq. Também é membro do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdos linguísticos em tempos de pande­mia. Mestre em Linguística pelo programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2019); graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Fe­deral de Campina Grande (UFCG/2015). Recentemente vem desenvolvendo pesquisas, tendo como suporte a perspectiva da linguística funcional clássica.

Denilson Pereira de Matos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008); Mes­trado em Estudos da Linguagem (L. Portuguesa e Linguística) pela Pontifícia Universidade Ca­tólica – PUC/RJ (2003); Especialista em L. Portuguesa UERJ (2000) e em EaD pelo SENAC (2010). Graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Português/Literaturas – UERJ (1995 e 1997). Atualmente é Professor associado na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, docente permanente do PROLING: Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Mes­trado Profissional em Linguística e Ensino – MPLE. Coordenador do curso Lato Sensu PRPG/ UFPB: CLELP: Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa. CLEaD: Ciências da Linguagem com ênfase na EaD. Líder do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base – TLB (UFPB/CNPq).

Ercilene Azevedo Silva Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Linguística e Mestra em Linguística – PROLING/UFPB (2014). Especialização em Educação de Jovens e Adultos – UFPB (2013). Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD – UFPB (2012). Graduação em Letras – UFPB (2011) e graduação em Geo­grafia pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana-PE (1998). Especialização em O Ensino da Geografia no Contexto Ambiental (FFPG – 1999). Professora de Língua Portuguesa na rede estadual – SEC PB e na rede municipal – PMJP, atuando no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como Coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Pitimbu/PB – UAB/UFPB Virtual e na função de Assistente à Docência no Polo de Apoio Presencial de Conde/PB – UAB/ UFPB/Virtual. É tutora pela UFPB Virtual em cursos de graduação. Atualmente, integra o grupo de pesquisa TLB: Teorias Linguísticas de Base/CNPq/UFPB.

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Publicado

2024-01-27

Como Citar

Moreira, R. G. de A., Matos, D. P. de, & Pessoa, E. A. S. (2024). O podcast como gênero discursivo-digital: história, usos e definições atuais. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 31(61), 55–74. https://doi.org/10.12957/matraga.2024.77272

Edição

Seção

Estudos Linguísticos