Kafka, Simmel e as linhas de composição de um mapa: Ressonâncias a partir de Um artista da fome (1922)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.74787

Palavras-chave:

Franz Kafka, Literatura e Sociologia, Indivíduo, Ficção, Georg Simmel

Resumo

O trabalho propõe uma reflexão sobre as possibilidades de diálogo entre narrativas teóricas e ficcionais, especificamente a obra Um artista da fome, de Franz Kafka (1883-1924) e a crítica da cultura de Georg Simmel. Por meio de revisão bibliográfica, busco analisar versões do contraste entre indivíduo e sociedade através das transversalidades entre o ficcional e o teórico, identificando pontos de interlocução entre a literatura e a sociologia. O objetivo do trabalho consiste em verificar o rendimento teórico e literário de textos clássicos centenários, de modo a formar um eixo de discussão a respeito do pensamento crítico da cultura. Tomando como pressuposto a potência do conto Um Artista da fome, a pesquisa faz parte do esforço de investigação a respeito do fôlego da obra de Kafka para pensar teorias sociológicas, de modo a buscar os traços de um mapa kafkiano a partir do qual perspectivas sociológicas podem ser atualizadas.

Biografia do Autor

Eduardo Moura Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Tem doutorado em Ciências Sociais pela Uerj, com tese sobre o escritor Sándor Márai (2018). É professor adjunto do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Uerj. Em 2023, publicou Alianças cotidianas e ações democráticas: Marcel Mauss, Robert Putnam e as bases dos acordos consensuais e Filmar a Incomunicabilidade e desafiar a representação: o senso- rial na trilogia de Michelangelo Antonioni (no prelo).

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

Oliveira, E. M. (2023). Kafka, Simmel e as linhas de composição de um mapa: Ressonâncias a partir de Um artista da fome (1922). Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(60), 511–524. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.74787