Metáfora, integração conceptual e pandemia: a multidisciplinaridade como chave metodológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.74684Palavras-chave:
Linguística Cognitiva, Gênero Charge, Pandemia de COVID-19, Metodologia.Resumo
Neste ensaio, traço algumas considerações a respeito do caminho analítico e metodológico (estratégias, dificuldades, medidas de enfrentamento de impasses teóricos etc.) da pesquisa na qual venho trabalhando ao longo do doutorado em Linguística Cognitiva, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Investigo 20 obras do cartunista Ulisses Araújo, à luz dos fundamentos da Linguística Cognitiva, em especial, da teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002) e da Metáfora Conceptual Estendida (KÖVECSES, 2020). Para tal, parto do pressuposto de que mescla e metáfora sejam processos cognitivos subjacentes, correlacionados e fundamentais à criação de sentidos em gêneros textuais, sobretudo os multimodais, como a charge. No processo, o viés multidisciplinar advindo do somatório de fundamentos da Filosofia, Psicologia, Antropologia e Arte vem se mostrando chave para os fins da pesquisa.
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