Processo metonímico de categorização básica realizado por crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Piripiri-PI

Autores

  • Francisca Mônica da Silva Santos Universidade Federal do Piauí
  • Alan Lôbo de Souza Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70964

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Semântica Cognitiva, Metonímia, Categorização, TEA.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica genética que tende a afetar as naturezas cognitivas, comportamentais, sociointeracionais, sensitivas, dentre outras. É por isso que indivíduos com essa condição são propensos a desenvolver transtornos de aprendizagem. Cientes disso, tivemos por objetivo investigar os processos metonímicos de categorização básica em casos de Transtorno do Espectro Autista, articulando-os com os princípios semântico-cognitivos, de modo a averiguar a capacidade semântico-cognitiva, como esses indivíduos categorizam cada objeto e possíveis distinções de resultados entre os questionários verbal e não verbal. Metodologicamente, foram realizadas gravações audiovisuais autorizadas de acordo com o comitê de ética da Universidade Estadual do Piauí (CEP-UESPI), sob o CAAE 07453519.8.0000.5209. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica e analítica os pressupostos da Semântica Cognitiva, da Linguística Cognitiva, do TEA e dos transtornos de aprendizagem. Ao fim da pesquisa, observamos que o processo de categorização metonímico se deu de forma satisfatória, tendo em mente que apresentou mínimas falhas, seja por causa dos níveis de manifestação do espectro seja por interferências de fatores individuais. Percebemos também que o nível de manifestação do espectro interferiu nesse processo, haja vista que o processamento da memória de trabalho dos participantes variou.

Biografia do Autor

Francisca Mônica da Silva Santos, Universidade Federal do Piauí

É mestranda em Linguística na linha de pesquisa Texto, Discurso e Gênero como Práticas So- ciais, com ênfase em Análise de Discurso Materialista na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Seus interesses de pesquisa incluem Linguística Cognitiva e Análise do Discurso.

Alan Lôbo de Souza, Universidade Estadual do Piauí

É professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UEPI), onde atua no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UESP) na área de Linguagem e Cultura. Possui doutorado e mes- trado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e é graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Seus interesses de pesquisa incluem o funcionamento do discurso humorístico nas mídias sociais.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

da Silva Santos, F. M., & Souza, A. L. de. (2023). Processo metonímico de categorização básica realizado por crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Piripiri-PI. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(59), 375–394. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70964