Análise imagético-esquemática do verbo e da partícula na construção de significado do phrasal verb “give up”
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70940Palavras-chave:
Metáfora conceptual, Esquemas imagéticos, Phrasal verbs.Resumo
Este artigo integra uma série de análises de phrasal verbs compostos pelas partículas “up” e “out” que venho empreendendo no âmbito de minha pesquisa de doutorado. Aqui, enfoco a construção de significado do phrasal verb “give up”, com base na Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e nos esquemas imagéticos (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987), estruturas abstratas configuradas a partir de nossas experiências sensório-motoras. Inicialmente, percorri o histórico etimológico de cada termo e os significados de phrasal verb oferecidos pelos dicionários. A partir disso, elaborei animações para os esquemas imagéticos projetados pelo verbo e, com base no modelo visual para significado das partículas, de Rudzka-Ostyn (2003), também aqueles projetados pela partícula “up”. Em seguida, busquei ilustrar as definições encontradas com os diagramas animados, partindo da hipótese de que o compartilhamento de esquemas imagéticos por ambos os termos pode influenciar o grau de literalidade da construção. Da mesma forma, a adição de movimento aos diagramas pode facilitar o entendimento da contribuição de cada um dos componentes do phrasal verb durante o processo de construção de seu significado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.