A base nacional comum curricular e o ensino da leitura-escrita na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.64563Palavras-chave:
Educação Infantil, Alfabetização, Sistema de Escrita Alfabética, Leitura e escrita, BNCC.Resumo
O estudo investiga como a BNCC-Educação Infantil trata a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética nessa etapa de ensino. Para tanto, consideram-se duas tendências teóricas na discussão da temática que compreendem o processo de apropriação da escrita a partir de perspectivas diferentes – identificadas como sistematista e não-sistematista. Procurou-se identificar em que aporte teórico ou tendência pedagógica a BNCC se ancora, de modo a verificar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos no campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” da BNCC, que foca diretamente o tema da escrita. Dentre os resultados, aponta-se que a BNCC compreende ser responsabilidade da Educação Infantil a introdução de conhecimentos relativos ao sistema de escrita, embora de forma mitigada, e, ao mesmo tempo, contraditoriamente, incorpora a perspectivas das múltiplas linguagens e do trabalho não diretivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.