Inglês à mão: prática online de língua inglesa em tempos de distanciamento social
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56893Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Complexidade, Ensino-aprendizagem de inglês, Aprendizagem móvel.Resumo
A pandemia do COVID-19 acentuou a urgência, já observada no contexto escolar presencial, do desenvolvimento de atividades e práticas docentes que possam abarcar estratégias de ensino-aprendizagem profícuas para um ambiente educacional exclusivamente virtual. Evidenciou também a importância de que as práticas de ensino reflitam as necessidades da contemporaneidade para a construção de um conhecimento in vivo (NICOLESCU, 2013), que é fluido, adaptável, em movimento. Trouxe, ainda, a necessidade de tratarmos aspectos da vida muitas vezes apartados do ambiente educacional, como a incerteza e a imprevisibilidade (MORIN, 2015). Nesse contexto, desenvolvemos a pesquisa apresentada neste artigo, a qual interpretamos a partir da abordagem metodológica hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). Articulando elementos da aprendizagem móvel (SACCOL et al., 2011) aos construtos da complexidade (MORIN, 2015) e da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2013), foi desenvolvida a situação de ensino-aprendizagem de inglês objeto desta pesquisa. Realizada no ambiente virtual do WhatsApp, contou com a participação de sete alunos adultos com níveis de proficiência diferentes durante duas semanas.
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