“E daí?”: produções multimodais sobre vidas perdidas
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56892Palavras-chave:
Metáfora conceptual, Integração conceptual, Produções multimodais, Governo brasileiro, COVID-19.Resumo
Análises de duas produções multimodais sobre a conduta do presidente do Brasil frente à COVID-19 à luz da Teoria da Metáfora e da Integração Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002; FORCEVILLE, 2006, 2008), a fim de descrever estruturas e processos cognitivos subjacentes à construção de sentidos dos objetos selecionados. As análises revelam redes de escopo duplo em ambas as representações conceptuais das produções, que objetivam, por meio da mesclagem de sinais linguístico, imagético, gestual e sonoro contar uma história de vulnerabilidade e perdas ocasionadas pela postura negacionista e leviana do chefe da nação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.