Captação e subversão de práticas intersemióticas: uma análise discursiva no contexto político brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2020.47002Palavras-chave:
dialogismo e interdiscurso, gêneros do discurso, capa de revista, captação e subversão, reforma da previdência.Resumo
Neste artigo, buscando articular contribuições da Análise do Discurso enunciativa, às propostas de Bakhtin quanto ao dialogismo e aos gêneros de discurso, objetivamos discutir os processos de captação e subversão (MAINGUENEAU, 1997), no contexto da internet, de um gênero do discurso intersemiótico para produzir um posicionamento outro, marcado pelo embate entre diferentes formações discursivas. À luz desses referenciais teóricos, empreendemos uma análise discursiva de uma capa da revista Exame, abordando a questão da reforma da previdência no Brasil – proposta pelo governo de Michel Temer em 2016 – e de uma paródia desse mesmo texto. Os resultados de análise possibilitam compreender que captação e subversão são parte de um mesmo processo e que, no âmbito de práticas intersemióticas na internet entre diferentes formações discursivas fazem parte do repertório da competência discursiva de uma comunidade que se posiciona contra discursos neoliberais. Por meio deste percurso pautado na perspectiva discursiva, esperamos colaborar, em termos teórico-analíticos, com pesquisas que se voltam para a análise de textos verbo-visuais oriundos da internet, propondo a reflexão sobre saberes produzidos em enunciados que circulam atualmente em nosso país sobre temas de natureza política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.