O escândalo político do “petrolão” e a interseção entre campos sociais: análise discursivo-textual de cadeias de gênero em notícias
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2020.46948Palavras-chave:
escândalo político, discurso, cadeia de gênero.Resumo
Tendo como horizonte teórico-metodológico a Análise de Discurso Crítica, particularmente quanto à vertente dialético-relacional, com base em Fairclough (1985, 1989, 2000, 2001a, 2001b, 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999), faz-se uma análise discursivo-textual de notícias online sobre o escândalo político do “Petrolão” publicadas pelas revistas semanais Veja e Carta Capital, entre 2014 e 2016, com foco sobre as cadeias de gênero (FAIRCLOUGH, 2001, 2003). O objetivo é descrever como as instâncias discursivas de mídia corporativa e alternativa encadeiam gêneros de distintas esferas sociais no processo de significação do evento. A investigação revela a relação sistemática entre gêneros e práticas de domínios institucionais e a configuração constituinte do escândalo na interseção constituinte entre os campos sociais da política, do judiciário e da mídia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.