O escândalo político do “petrolão” e a interseção entre campos sociais: análise discursivo-textual de cadeias de gênero em notícias

Autores

  • Maria Eduarda Gonçalves Peixoto Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.46948

Palavras-chave:

escândalo político, discurso, cadeia de gênero.

Resumo

Tendo como horizonte teórico-metodológico a Análise de Discurso Crítica, particularmente quanto à vertente dialético-relacional, com base em Fairclough (1985, 1989, 2000, 2001a, 2001b, 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999), faz-se uma análise discursivo-textual de notícias online sobre o escândalo político do “Petrolão” publicadas pelas revistas semanais Veja e Carta Capital, entre 2014 e 2016, com foco sobre as cadeias de gênero (FAIRCLOUGH, 2001, 2003). O objetivo é descrever como as instâncias discursivas de mídia corporativa e alternativa encadeiam gêneros de distintas esferas sociais no processo de significação do evento. A investigação revela a relação sistemática entre gêneros e práticas de domínios institucionais e a configuração constituinte do escândalo na interseção constituinte entre os campos sociais da política, do judiciário e da mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Gonçalves Peixoto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em Linguística Aplicada e Doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com formação complementar pela Escola de Altos Estudos em Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como membro-pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise de Discurso Crítica (UECE), do Grupo de Estudos de Direcionamentos Ideológicos e Disputa de Poder nas Relações entre Mídia e STF (UFC) e do Grupo de Estudos de Discurso, Identidade e Prática Social (UFC), publica artigos em periódicos nacionais e internacionais e apresenta trabalhos com interesse particular pelos seguintes temas: discurso, mídias corporativa e alternativa, escândalo político, eleições, ideologia, hegemonia e antagonismo social. É docente do Curso de Especialização em Semiótica Aplicada e do Curso de Graduação em Letras da UECE, parecerista ad hoc de revistas científicas nacionais, assessora acadêmica e editora de material didático.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

PEIXOTO, Maria Eduarda Gonçalves. O escândalo político do “petrolão” e a interseção entre campos sociais: análise discursivo-textual de cadeias de gênero em notícias. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 27, n. 50, p. 353–373, 2020. DOI: 10.12957/matraga.2020.46948. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/46948. Acesso em: 25 maio. 2025.