Cecília Meireles e a ‘Travel in Brazil’: duas festividades religiosas no Rio de Janeiro – Santo Antônio e Nossa Senhora da Penha
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44336Palavras-chave:
Turismo religioso, Governo Vargas, Revista Travel in Brazil, Cecília Meireles.Resumo
Pretende-se analisar dois artigos ilustrados, que foram publicados na revista Travel in Brazil (1941-1942), editada por Cecília Meireles: “Um Coronel muito estranho” e “Penha”. Ambos tratam da divulgação turística de festividades religiosas no Rio de Janeiro para o público norte-americano, no contexto do Estado Novo brasileiro. Os objetivos da análise são verificar a autoria dos artigos a partir do estilo de escrita, comparar as versões de lendas religiosas que eles relatam com as de outras fontes, discutir a que tipo de turista ou viajante eles se destinavam e relacionar as imagens fotográficas com os textos verbais no contexto da ideologia modernizadora do Governo Vargas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.