Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39111Palavras-chave:
Novas tecnologias. Ensino. Língua Portu¬guesa. Desafios. Possibilidades.Resumo
Desde sempre as tecnologias fazem parte da vida cotidiana das pessoas em suas diferentes interações, dentre essas, podemos pensar aquelas em que ocorrem no cotidiano escolar. Nos últimos anos, temos vivenciado a inserção das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na escola básica, mas mesmo contando com laboratório de informática, recursos multimídias ou equipamentos com altas tecnologias, os resultados no processo educacional não têm sido satisfatórios, como na leitura e produção de textos nos mais variados gêneros discursivos. Este artigo se propõe a evidenciar alguns desafios que os sujeitos envolvidos na realidade escolar ainda encontram para tornar as novas tecnologias um meio pelo qual seja possível uma Educação de qualidade, que se torne significativa para alunos e professores. Procuramos refletir, sobretudo a partir dos estudos de Maingueneau (2011, 2015), Chartier (2009), Pinheiro (2013), Silva (2012), sobre as possibilidades de uso consciente e planejado de ferramentas tecnológicas nas aulas de Língua Portuguesa na Educação básica, a fim de gerar maior e melhor aprendizagem do aluno. O uso adequado dessas ferramentas faz com a escola seja um lugar de transformações significativas para todos aqueles nela estão envolvidos, promovendo a constituição de um sujeito discursivo ativo e coerente com a sociedade escolar e para além dela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.