Cartas & restos. Una historia soterrada entre Brasil e Hispanoamérica
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2018.37892Palavras-chave:
correspondencia, artistas latinoamericanos, redes intelectualesResumo
En este ensayo queremos proponer el estudio de la correspondencia entre escritores, escritoras, poetas, poetizas y artistas latinoamericanos para rastrear insumos que permitan establecer redes intelectuales entre Brasil e Hispanoamérica, en buena parte del siglo XX. Proponemos que este registro afectivo presenta vestigios para rearmar y tramar nuevas constelaciones en aras de suspender los relatos convencionales que cifran esta relación. Primero presentaremos algunos de los fundamentos que se han esgrimidos para explicar la lábil relación entre estas dos zonas culturales. Segundo, expondremos la importancia del estudio de la correspondencia para hallar otras claves de lectura. Y finalmente, enunciaremos algunas posibilidades que se pueden abrir desde este estudio.
---
Original em espanhol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.