“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas'
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37514Palavras-chave:
Semiolinguística, Publicidade, DesencannesResumo
O presente artigo tem por finalidade analisar peças publicitárias fictícias, criadas pelo site de humor Desencannes, tentando decifrar quais foram as estratégias linguístico-discursivas elencadas para fazer parte da cena enunciativa, pelos sujeitos desencannados, a fim de fazer com que seus leitores se tornem cúmplices do que foi dito. Para que tal análise se dê, explorar-se-ão alguns fundamentos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick como é o caso dos conceitos de contrato de comunicação, de visadas discursivas e, ainda, o conceito de pathos, esse último recuperado da tradição aristotélica, visto que a publicidade desencannada pretende causar alguma reação patêmica em seu leitor. Também recorrer-se-á a estudos relativos às publicidades canônicas, propostos por Monnerat (2013, 2003), Carvalho (1996) e Pinto (1997), com a finalidade de demonstrar quais foram as estratégias do discurso publicitário mimetizadas pelo discurso desencannado e quais foram, por outro lado, aquelas colocadas em xeque. Logo, à medida que se analisa o referido discurso, pode-se perceber que se trata de um texto singular, uma vez que desconstrói o universo do sério criado pela publicidade canônica, afinal, quebra paradigmas, desconstrói lugares-comuns e estabelece um novo modo de fazer humor, usando a publicidade.
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