A teoria dos espaços mentais na construção de sentido em textos multimodais
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37354Palavras-chave:
Teoria dos espaços mentais e das mesclas. Construção de sentido. Textos multimodais.Resumo
O presente artigo busca oferecer uma proposta de interpretação dos principais conceitos da Teoria dos espaços mentais e das mesclas para a construção de sentido em textos multimodais, como os anúncios publicitários e os memes. A partir das contribuições teóricas da Linguística Cognitiva, mais especificamente, de autores como Fauconnier (1994, 1997, 2002), Coulson (2001), Fillmore (1982), Lakoff e Johnson (1980, 2000), Turner (1989, 2001, 2002), entre outros, visamos a observar como a construção dos sentidos requer do leitor recorrência a domínios mentais e cognitivos na construção linguístico-discursiva da sua interpretação. Foram analisados sete textos multimodais de diferentes fontes, encontrados no ambiente digital. As análises nos permitiram observar os textos como cognição distribuída, em que o modo de funcionamento da mente é o próprio princípio organizador da composição textual, e de como as estruturas linguístico- textuais perpassam tal composição na formação das representações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.