Traduzir-se. Diários de Gombrowicz

Autores

  • Olga Kempinska Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.29562

Palavras-chave:

Forma. Diário. Witold Gombrowicz. Joseph Conrad.

Resumo

Partindo da perspectiva da elaboração do diário como um laboratório de subjetividade, o artigo examina as ambivalências específicas dessa forma de escrita pessoal. Ao hesitarem entre a afirmação da intimidade e a procura da interlocução, os diários do escritor emigrante Witold Gombrowicz tornam-se um curioso espaço de encenação de um “eu” como vítima de monstruosas deformações. Leitor dos existencialistas e de Joseph Conrad, Gombrowicz encena em sua escrita a procura de si no contexto da dominação das mais diversas alienações. A exploração crítica e a autocrítica tornam-se possíveis graças aos violentos desdobramentos do “eu”. O exílio, a extraterritorialidade e a resistência ao falso conforto promovido pelos discursos ideológicos aproximam os anseios manifestos nos diários gombrowiczianos da busca do romantismo da neutralidade articulada nos textos de Conrad.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.29562

 

Biografia do Autor

Olga Kempinska, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação e mestrado em Filologia Românicapela Uniwersytet Jagiellonski de Cracóvia (Polônia), e doutoradoem História Social da Cultura pela PUC-Rio. Atualmente é professorade Teoria da Literatura no Departamento de Ciências da Linguagem daUniversidade Federal Fluminense. Além de vários artigos e traduções,publicou, em 2011, o livro Mallarmé e Cézanne: obras em crise (NAU)e, em 2017, Klov (7Letras). Tem experiência nas áreas de Teoria da Literatura,Teoria da Arte e Teoria da Tradução, com ênfase na relação entremímesis e emoções. Dirige o grupo de pesquisa CNPq Estéticas dodeslocamento.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Kempinska, O. (2017). Traduzir-se. Diários de Gombrowicz. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(42), 635–650. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.29562