Vozeamento do morfema -s do inglês por aprendizes brasileiros: a influência de regras fonológicas da L1 sobre a L2

Autores

  • Carina Silva Fragozo Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28568

Palavras-chave:

Aquisição de L2, Regra Fonológica, Assimilação de Vozeamento

Resumo

Este trabalho busca investigar a aquisição do vozeamento do morfema -s do inglês por falantes de português brasileiro (PB). A regra de assimilação de vozeamento, que se caracteriza pela extensão do traço [voz] de um segmento para outro segmento adjacente, ocorre tanto no PB quanto no inglês, mas de maneira distinta. Enquanto no PB a assimilação é regressiva, pois é desencadeada pelo vozeamento do contexto seguinte (ex: de[z]de, pa[s]tel), no inglês é progressiva, pois ocorre em decorrência do contexto precedente (ex: dog[z], cat[s]). A pesquisa conta com uma amostra de 30 falantes de inglês como L2 divididos em três níveis de proficiência (básico, intermediário e avançado), além de 7 falantes nativos de inglês (grupo de controle). Os dados foram coletados através de um experimento contendo 60 palavras do inglês com a fricativa /z/ em posição final inseridas em frases, as quais foram lidas pelos sujeitos e verificadas acusticamente. Os resultados mostraram que a aplicação do vozeamento foi favorecida por segmentos vozeados no contexto seguinte, uma evidência de que é o vozeamento do contexto seguinte, e não do precedente, que estaria influenciando a produção de fricativas vozeadas nos contextos em análise. Isso é confirmado se considerarmos que o vozeamento foi aplicado em apenas 1% dos casos de fricativa seguida de consoante desvozeada ou de pausa (12/1121), contextos em que a assimilação regressiva não poderia ocorrer. Os resultados indicaram, portanto, uma transferência da regra da L1 para a L2, pois os sujeitos aplicaram a assimilação regressiva, característica do português, nos três níveis de proficiência.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28568

Biografia do Autor

Carina Silva Fragozo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda pelo Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP) desde 2013. Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e Graduada em Letras - Inglês pela mesma universidade (2007). Tem experiência no ensino de língua inglesa para o Ensino Médio, o ensino técnico e em curso de idiomas. Lecionou temporariamente a disciplina de Língua Inglesa I na PUC-RS (2010) e trabalhou como especialista de projeto linguístico na empresa Google Brasil. Seus interesses de pesquisa são: aquisição de segunda língua, fonética e fonologia.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Fragozo, C. S. (2017). Vozeamento do morfema -s do inglês por aprendizes brasileiros: a influência de regras fonológicas da L1 sobre a L2. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(41), 417–437. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28568

Edição

Seção

Estudos Linguísticos