O vocabulário culto em ‘O feitiço da Ilha do Pavão’, de João Ubaldo Ribeiro
Palavras-chave:
Língua portuguesa, léxico, seleção vocabular, estilo, discursoResumo
Este artigo estuda o emprego do vocabulário culto presente no romance O feitiço da ilha do Pavão (1997), de João Ubaldo Ribeiro como recurso estilístico, privilegiando substantivos, adjetivos e verbos na construção do discurso das diversas vozes das personagens e do narrador, procurando ressaltar em especial aqueles termos que podem representar a tradição da língua por meio do repertório selecionado pelo escritor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.