O prefixo 'hiper-' em um corpus jornalístico do português brasileiro

Autores

  • Ieda Maria Alves USP/CNPq

Palavras-chave:

neologismos, prefixação, sentido, mídia.

Resumo

Apresentamos, neste trabalho, características morfológicas, semânticas e textuais de neologismos prefixados com hiper-, observadas em corpora jornalísticos de diferentes períodos: revistas IstoÉ e Veja estudadas de janeiro de 1986 a dezembro de 1990 e dados registrados na Base de neologismos do português brasileiro contemporâneo, projeto TermNeo, que apresenta neologismos coletados em um corpus jornalístico desde janeiro de 1993. O prefixo, inicialmente formador de termos das línguas de especialidade, passou a ser usado em contextos não especializados, formando sobretudo derivados nominais e não mais exerce a função de “posição”, assumindo a de “excesso”.

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Biografia do Autor

Ieda Maria Alves, USP/CNPq

Pós-doutorada pela Université Paris 3 (Nancy e CTN-Paris), Université Laval (Québec) e Université Paris 7; doutora em linguística pela Université Paris 3 (Sorbonne Nouvelle, Paris); livre-docente pela Universidade de São Paulo e professora titular de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL e presidente do Comitê da Rede Ibero-Americana de Terminologia (RITerm). Atua nos estudos do Léxico, especialmente em Neologia, Terminologia e Lexicografia.

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Publicado

2011-06-19

Como Citar

ALVES, Ieda Maria. O prefixo ’hiper-’ em um corpus jornalístico do português brasileiro. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 28, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26079. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos