As três naturezas: Schiller e a criação artística
Palavras-chave:
Schiller, criação artística, estética, poesia, linguagem.Resumo
Schiller descreve a criação artística como uma luta entre as três naturezas envolvidas na representação: a natureza do objeto a ser representado, a natureza do material empregado e a natureza do artista. Esta última deve promover a harmonia entre aquelas, de acordo com certos padrões. Se a natureza do material prevalece sobre as demais, o resultado é rude. Se a natureza do artista predomina, a obra de arte se torna amaneirada. O estilo é o ideal da criação. Daí se infere que a pura objetividade da representação deve ser admitida como o mais alto princípio da arte. A criação artística é, portanto, como uma luta na qual a simples natureza do material e a natureza subjetiva do artista devem desaparecer, abrir espaço para que a individualidade do objeto seja representada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.