PRESERVAÇÃO E MUDANÇA NA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS: DE ‘POSSESSIVO’ A ‘EXISTENCIAL'
Palavras-chave:
variação, mudança, preservação, ter/haver-existencial/possessivo.Resumo
No português brasileiro (PB), o verbo haver ‘existir’ pode ser substituído pelo verbo ter ‘possuir’, em construções existenciais e um aspecto intrigante dessa variação reside no fato de o verbo ter perder as restrições de finitude nos complementos e de haver acionar essa restrição. A hipótese é a de que esse contraste seja resultante do fato de ter, embora tenha sido reanalisado como existencial, mantenha ainda as propriedades de seleção de sentenças possessivas. Os dados analisados (1528 construções existenciais do português falado contemporâneo e 200 construções com haver/ter-sentenças possessivas no português medieval (PM), do século XIII ao XVI) revelam um aspecto crucial das mudanças relevantes que tiveram lugar na história da língua portuguesa: a versão existencial de ter e haver herda os aspectos sintático-semânticos de sua versão possessiva, o que demonstra que um item pode emergir em um novo contexto sem mudar suas propriedades essenciais de seleção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.