ENSINANDO GRAMÁTICA PARA O USO DA LÍNGUA MATERNA
Palavras-chave:
ensino de língua materna, abordagem produtiva da gramática, orações subordinadas substantivas.Resumo
As críticas ao ensino tradicional da língua materna têm apontado, já desde muito tempo, suas deficiências com respeito ao que deveria ser seu objetivo principal: conduzir os estudantes a um melhor domínio da língua. Não obstante, o professor brasileiro, em geral, ainda dispõe de poucos recursos didáticos para reformular sua prática. Este artigo apresenta exemplos de atividades pedagógicas para a abordagem produtiva das orações subordinadas substantivas no ensino da língua portuguesa, a partir de três funções discursivas dessas estruturas: o discurso indireto, a coesão textual e a modalização. As atividades favorecem a integração entre gramática, leitura e produção de textos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.