DA FRAGMENTAÇÃO DO DISCURSO E DA PALAVRA: A ESCRITA DELIRANTE DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Autores

  • Cláudia Amorim Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Lobo Antunes, pós-modernismo, Discursividade

Resumo

A escrita ficcional de António Lobo Antunes apresenta um estilo singular desde os primeiros romances publicados. Autor de quase três dezenas de obras, entre romances e crônicas, a sua ficção romanesca da chamada última fase caracteriza-se por apresentar uma escrita em fragmentos, marcada sobretudo pela quebra da linearidade discursiva, pela decomposição da palavra, pela inusitada pontuação, entre outros recursos. A inovação formal e a disposição gráfica de sua escrita provocam o efeito de estranhamento e a esse aspecto se somam ainda algumas marcas da estética pós-moderna como a polifonia, o discurso metaficcional, entre outros. A torção discursiva do estilo do autor constrói uma série de imagens em que abundam algumas figuras de palavras, como a comparação, a metáfora; figuras de pensamento, como a hipérbole; figuras de sintaxe e semântica como a hipálage, além de estribilhos (repetições), resultando em um discurso delirante e imagético.Nesse artigo, buscamos discutir algumas dessas características, associandoas a alguns dos seus romances, especialmente ao mais recente: Não é meia noite quem quer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Amorim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Pós-Doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (subárea Mestrado em Literatura Portuguesa). Mantém um Convênio com a Xunta de Galiza, através do sistema de Leitorado.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

AMORIM, Cláudia. DA FRAGMENTAÇÃO DO DISCURSO E DA PALAVRA: A ESCRITA DELIRANTE DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 32, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19846. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos