AUGUSTO DOS ANJOS: A ORIGEM COMO EXTRAVIO
Palavras-chave:
popularidade, recepção, contextos discursivos.Resumo
O ensaio propõe uma hipótese de leitura da obra poética de Augusto dos Anjos, a partir do conceito analítico de “complexo boca”. Com esse objetivo, discute as principais linhas de força da fortuna crítica do poeta, detendo-se especialmente nas tentativas de explicação da sua popularidade, por via da distinção entre os “contextos discursivos” científico, mágico e poético. Conclui-se com uma reflexão de ordem teórica, assinalando que o tipo de análise empreendida constitui uma via de acesso ao fenômeno da recepção das obras literárias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.