(MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG

Autores

  • Hércules Tolêdo Corrêa Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Multiletramentos, multimodalidade, identidades, letramentos de reexistência.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise linguístico-discursiva de cartazes multimodais produzidos no âmbito do grupo de hip-hop “A rede”, de Ouro Preto – MG. Apoiamo-nos nos estudos sobre os letramentos (os chamados Novos Letramentos e os multiletramentos), principalmente no âmbito dos estudos linguísticos e da educação. A análise partiu de uma coleta de dados realizada por meio da observação participante e entrevistas, de abordagem etnográfica. Os resultados demonstram que os participantes do grupo “A rede” produzem textos multimodais eficientes em seus objetivos e que demarcam seus lugares sociais com a ressignificação de suas identidades. Essas práticas sociais multiletradas espontâneas e engajadas não são, muitas vezes, reconhecidas e valorizadas pela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Letras e mestre em Linguística pela UFMG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio de pós-doutorado em Educação realizado na Universidade do Minho, Portugal, no primeiro semestre de 2007. Atua no Mestrado em Educação da UFOP, desenvolvendo e orientando pesquisas sobre os processos de leitura e escrita e relações com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Tem publicado artigos e trabalhos na área da Educação e Linguagens.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

CORRÊA, Hércules Tolêdo. (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17053. Acesso em: 24 maio. 2025.