Epifanias de Urubutsin na sagração de Upaon-Açu: montagem e memória na insurreição do conhecimento.

Authors

  • Alberto Greciano Merino

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49314

Keywords:

Montagem, Arquivo, Performance.

Abstract

O presente trabalho procura desenvolver uma reflexão crítica sobre as possibilidades estéticas do cinema para investigar as múltiplas facetas que  fundamentam a realidade e sobre sua capacidade para que esse exercício se torne uma forma de pensar e proceder diante da história. Para tal fim, desenvolve-se uma análise interpretativa da tática discursivo-reflexiva utilizada na montagem do filme "Urubutsin e a Sagração de Upaon-Açu". As possibilidades que traz esse procedimento de montagem vão se embasar a partir de um marco teórico que aborda conceitos transversais para definir o caráter conflituoso e instável na/da imagem. O interesse é aventar a ideia de que as imagens são tocadas por contingências para instigar uma consciência de que a mirada sobre a realidade é uma tomada de posição social e historicamente determinada.

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Author Biography

Alberto Greciano Merino

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Produção da Imagem (NUPPI/IFMA-UFMA) realizou estagio de pós-doutorado (PDJ-CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (POSCOM/UFES).

Published

2020-06-05

How to Cite

GRECIANO MERINO, Alberto. Epifanias de Urubutsin na sagração de Upaon-Açu: montagem e memória na insurreição do conhecimento. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49314. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49314. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'