Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado

Autores/as

  • Marcelo Freire
  • Debora Cristina Lopez

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2158

Palabras clave:

rádio, radiojornalismo, reportagem, linguagem radiofônica, Rádio Eldorado

Resumen

Este artigo analisa as estratégias de linguagem radiofônica em três séries de reportagens transmitidas pela Rádio Eldorado de São Paulo em 2008. O objetivo é compreender de que maneira os sons ambiente, os efeitos sonoros, a entonação, as trilhas e o silêncio foram utilizados pelos jornalistas da emissora nas séries “Os Jovens Quarentões”, “A Cidade que Não Anda” e “São Paulo: Capital da Pluralidade”. Entre os principais resultados do estudo estão a não utilização do silêncio, a adoção unânime da trilha e a predominância da função expressiva da estética acústica em detrimento da descritiva nestes especiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Freire

Marcelo Freire - Mestre e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen. Integra o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), email: marcelofreire@gmail.com.

Debora Cristina Lopez

Debora Cristina Lopez - Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e do Departamento de Ciências da Comunicação do campus Frederico Westphalen da mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e integra o Grupo de Pesquisa Jornalismo Online (GJOL). email: deboralopezfreire@gmail.com.

Publicado

2011-12-30

Cómo citar

FREIRE, Marcelo; LOPEZ, Debora Cristina. Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado. Logos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2011. DOI: 10.12957/logos.2011.2158. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/2158. Acesso em: 9 may. 2025.