Mapeamento de narrativas jornalísticas

uma abordagem cartográfica e literária sobre Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2025.93709

Resumo

Este estudo relata uma atividade de mapeamento com alunos de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais, realizada no primeiro semestre de 2022. Os estudantes exploraram a cidade de Belo Horizonte para mapear locais mencionados em obras literárias ficcionais, como parte da disciplina de Narrativas Jornalísticas. O objetivo deste estudo é consolidar essa experiência para demonstrar como a cartografia pode complementar a prática jornalística. Argumenta-se que a criação desses mapas permite vivenciar a narrativa urbana, convidando o jornalista a explorar a cidade fisicamente e estimulando o raciocínio diagramático. O estudo aponta a cartografia como ferramenta metodológica para aprofundar e expandir narrativas jornalísticas, aplicável tanto no ensino quanto na prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Melo Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da UFMT. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT, atuando na linha Estéticas e Narrativas. É membro do grupo de pesquisa CIEP/PUC-SP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos), co-lider do grupo MediaAção/UFMG (Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo). É integrante da Rede SIMM: Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas. 

Nísio Teixeira, UFMG

Professor associado vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (DCS/Fafich/UFMG). Pesquisador Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) na linha de Textualidades Midiáticas. É membro dos grupos de pesquisa Escutas (Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade) do departamento de Comunicação Social da UFMG e também do Mopri (Mídia, Opinião Pública nas Relações Internacionais) de caráter interinstitucional e AMIS 2021-2025 (Brasil-França).

Downloads

Publicado

2026-02-04

Como Citar

RIBEIRO, Daniel Melo; TEIXEIRA, Nísio. Mapeamento de narrativas jornalísticas: uma abordagem cartográfica e literária sobre Belo Horizonte. Logos, Rio de Janeiro, v. 32, n. 66, 2026. DOI: 10.12957/logos.2025.93709. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/93709. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Enlaces Urbanos