A queda do céu e o eclipse do mundo

Autores

  • Mônica Machado Carneiro Universidade de Brasília
  • Vinicios Kabral Ribeiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.87262

Resumo

Neste trabalho buscamos estabelecer uma relação entre a obra literária e etnográfica elaborada em coautoria pelo Xamã Yanomami Davi Kopenawa e pelo antropólogo Bruce Albert, e a obra cinematográfica El Botón de Nácar, do cineasta chileno Patrício Guzmán. Em ambas, encontram-se presentes os elementos que relacionam a estrutura material e simbólica presente no percurso de produção da colonialidade no contexto da acumulação capitalista, com os imensos conflitos sociais, fundiários e políticos que persistem na organização dos atuais Estados latino-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Machado Carneiro, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, linha de pesquisa Comunicação e Sociedade, da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Comunicação, Cidadania e Cultura (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2008), na Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UnB). Especialista em Indigenismo do quadro de servidores públicos federais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas desde 2010. Atua na Coordenação de Processos Educativos da Funai, com ênfase na qualificação das políticas de educação escolar indígena e promoção de processos educativos comunitários.

Vinicios Kabral Ribeiro, UFRJ

Professor Adjunto do departamento de Expressão e Linguagens, da Escola de Comunicação/ECO, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, na linha de pesquisa em Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Graduado em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da mesma instituição. Líder do grupo de pesquisa Formas de habitar o presente. Membro da rede de pesquisa FAPERJ Gênero, raça e identidade: representações femininas na música, artes visuais e bancos de imagens, com as professoras Beatriz Polivanov (PPGCOM-UFF) e Fernanda Carrera (ECO-UFRJ). Coordenardor do Simpósio Temático "Tenda Cuir" (com Alessandra Brandão, UFSC, e Ramayana Lyra, Unisul) no biênio 2023-24, da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ (01/2021 a 01/2022) e no PPGCINE/UFF (01/2022 a 01/2023). Foi professor (01/2013 a 04/2023) e chefe do Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA (06/2017 a 06/2021). Interesses em estudos sobre cinema, fotografia e cultura visual contemporânea em interface com as políticas dos corpos e os marcadores sociais da diferença.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

MACHADO CARNEIRO, Mônica; KABRAL RIBEIRO, Vinicios. A queda do céu e o eclipse do mundo. Logos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/logos.2024.87262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/87262. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

"Amor da cabeça aos pés" (vol. 2): "Lésbicas devem voltar à torre"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)