A queda do céu e o eclipse do mundo
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2024.87262Resumo
Neste trabalho buscamos estabelecer uma relação entre a obra literária e etnográfica elaborada em coautoria pelo Xamã Yanomami Davi Kopenawa e pelo antropólogo Bruce Albert, e a obra cinematográfica El Botón de Nácar, do cineasta chileno Patrício Guzmán. Em ambas, encontram-se presentes os elementos que relacionam a estrutura material e simbólica presente no percurso de produção da colonialidade no contexto da acumulação capitalista, com os imensos conflitos sociais, fundiários e políticos que persistem na organização dos atuais Estados latino-americanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-11-21
Como Citar
MACHADO CARNEIRO, Mônica; KABRAL RIBEIRO, Vinicios. A queda do céu e o eclipse do mundo. Logos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/logos.2024.87262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/87262. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
"Amor da cabeça aos pés" (vol. 2): "Lésbicas devem voltar à torre"
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.