A pracinha da Zárea

A centralidade do espaço público nas dinâmicas de organização social e cultural de coletivos de artistas precarizados no bairro de Sapiranga em Fortaleza, Ceará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.87033

Abstract

Este artigo narra os encontros de jovens periféricos na Praça do Final da Linha, localizada no bairro de Sapiranga, em Fortaleza. Exploramos a praça como um espaço multifacetado e multifuncional, que desempenha diversos papéis essenciais na comunidade, servindo como escritório, palco e local de louvor. Entre 2019 e 2020, diferentes coletivos juvenis e jovens moradores das comunidades do bairro passaram a ocupar a praça, realizando feiras, exibições de filmes, cursos de empreendedorismo e o festival Sapiranga Sound System, entre outras atividades. Essas iniciativas projetaram artistas locais e foram vinculadas ao debate sobre questões de classe, etnia, gênero e sexualidade. A arte emergiu como a alternativa encontrada por esses jovens para enfrentar desafios como a violência, a ausência de políticas públicas e a vulnerabilidade econômica.

Author Biographies

Silvia Helena Belmino, Universidade Federal do Ceará

Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas (GICEU).

Pedro Silva Marra, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor. Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom-Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM/UFOP). Coordenador do Ateliê de Sonoridades Urbanas.

Antonio Laurindo de Holanda Paiva Filho, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa em Imagem, Consumo e Experiências Urbanas (GICEU). Integra a equipe de pesquisa do projeto Sonoridades de Fortaleza, fomentado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Published

2025-01-14

How to Cite

Belmino, S. H., Marra, P. S., & Paiva Filho, A. L. de H. (2025). A pracinha da Zárea: A centralidade do espaço público nas dinâmicas de organização social e cultural de coletivos de artistas precarizados no bairro de Sapiranga em Fortaleza, Ceará. Logos, 31(3), 260–277. https://doi.org/10.12957/logos.2024.87033

Issue

Section

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"