A “inevitabilidade” das remoções de favelas como discurso legitimador do Porto Maravilha

Authors

  • Mônica Fort Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP)
  • Vania Oliveira Fortuna Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.86949

Abstract

O objetivo deste trabalho é investigar a produção de sentidos do Porto Maravilha na cobertura jornalística de O Globo. Utilizando como metodologia a Análise de Discurso, nos moldes propostos por Eni Orlandi (1999) e Kleber Mendonça (2007), analisamos reportagens, veiculadas entre 2010 e 2015, sobre as remoções no Morro da Providência. A construção discursiva do consenso sobre o projeto neoliberal de cidade que prometia transformar o Rio de Janeiro em cidade global, silenciou e ou normalizou o agravamento de problemas sociais, como a remoção de moradores pobres e de maioria negra. Os discursos do Porto Maravilha se entrelaçaram aos dos megaeventos esportivos internacionais, visto que a legitimação dessa grande intervenção urbana se apoiou, em grande medida, na preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.

Author Biographies

Mônica Fort, Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP)

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa em Mídia e Conhecimento. Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, televisão, educação, comunicação organizacional e comunicação audiovisual. Compõe a diretoria da Abrapcorp desde 2022. Líder do Grupo de Pesquisa 'APURA VERDADE - investigação para o combate à desinformação' e membro do GP 'INCOM - Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais'.

Vania Oliveira Fortuna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Veiga de Almeida (UVA). E-mail: vaniafortuna@gmail.com.

Published

2025-01-14

How to Cite

Fort, M., & Fortuna, V. O. (2025). A “inevitabilidade” das remoções de favelas como discurso legitimador do Porto Maravilha. Logos, 31(3), 278–292. https://doi.org/10.12957/logos.2024.86949

Issue

Section

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"