A luta por reconhecimento em Falas de Orgulho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.86290

Resumen

Este artigo analisa o programa Falas de Orgulho da TV Globo, que promove e  destaca vozes da comunidade LGBTQIA+. Utilizando a teoria do reconhecimento de Axel Honneth, o estudo examina como essas representações refletem as complexidades das relações sociais, culturais e organizacionais, bem como os limites da narrativa midiática na problematização do reconhecimento da comunidade LGBTQIA+. A análise crítica do programa reflexiona como o debate sobre o reconhecimento pode desafiar e potencialmente transformar práticas sociais.

Biografía del autor/a

Ercio Sena, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Integrante do grupo Mídia e Narrativa. Coordenador do Centro de Crítica da Mídia. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6683-2182  E-mail: erciosena@gmail.com

Marcela Vouguinha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Mestra em Comunicação pela PUC Minas. Integrante do grupo DIALORG - (PUC Minas/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7931-965X  E-mail: mvouguinha@hotmail.com

Publicado

2025-01-14

Cómo citar

Sena, E., & Vouguinha, M. (2025). A luta por reconhecimento em Falas de Orgulho. Logos, 31(3), 155–168. https://doi.org/10.12957/logos.2024.86290

Número

Sección

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"