Performances em rede do Esporte Clube Bahia sobre a cultura do estupro e os dribles epistêmicos da comunicação de marca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.85942

Resumo

A partir da circulação do audiovisual “A culpa é sua, o corpo não” no Instagram, como parte da campanha do Esporte Clube Bahia contra a cultura do estupro, este artigo analisa disputas afetivas em torno da marca, atravessadas pela questão da violência de gênero. Parte-se da assunção de que aproximações das organizações com temas sensíveis são vetores promissores do debate sobre a urgência de giros epistêmicos na comunicação frente ao atual contexto de franca dispersão das dinâmicas de produção, circulação e consumo, cujas lógicas de pertenças são múltiplas, fragmentadas e conflitantes. O quadro teórico-metodológico toma o vídeo da campanha enquanto audiovisual em rede e articula a ideia de comunicação de marca à noção de formações culturais, de Raymond Williams, e aos estudos de performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades -CHAOS (https://www.chaos-ufba.com.br/).

Jussara Peixoto Maia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

GUTMANN, Juliana Freire; MAIA, Jussara Peixoto. Performances em rede do Esporte Clube Bahia sobre a cultura do estupro e os dribles epistêmicos da comunicação de marca. Logos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 209–224, 2025. DOI: 10.12957/logos.2024.85942. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/85942. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"