Futebol (argentino) por televisão: entre o espectaculo de massa, o monopolio e o estado

Autores

  • Pablo Alabarces
  • Carolina Duek

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.852

Palavras-chave:

futebol, televisão, estado

Resumo

O artigo resume a história da relação entre futebol e televisão na Argentina, analisando a trama entre as iniciativas privadas e as políticas públicas, inovação tecnológica e tradições culturais. Do mesmo modo, o artigo aponta o que entende como a tensão crítica na análise do caso: aquela que oscila entre a lógica da televisão comercial (o futebol como produto espetacular) e a lógica lúdica de eventos esportivos (a imprevisibilidade do seu desenvolvimento.)

Biografia do Autor

Pablo Alabarces

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brighton, Pesquisador principal do CONICET do Instituto Gino Germani. Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires.

Carolina Duek

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires, Bolsista do Pós-doutorado no Instituto CONICET Gino Germani. Professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires.

Publicado

2010-10-01

Como Citar

Alabarces, P., & Duek, C. (2010). Futebol (argentino) por televisão: entre o espectaculo de massa, o monopolio e o estado. Logos, 17(2), 16–28. https://doi.org/10.12957/logos.2010.852

Edição

Seção

Comunicação e Esporte