As novas narrativas do amor parental na contemporaneidade

um estudo comunicacional sobre suas representações a partir da coluna de Vera Iaconelli na Folha de S. Paulo

Autores

  • Paulo Nassar Universidade de São Paulo
  • Maria Rita Mazzucatto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.81359

Resumo

O presente artigo propõe-se discutir, sob a ótica da comunicação, em interface com o afeto, as novas narrativas da parentalidade contemporânea no Brasil. O estudo analisa 21 artigos sobre a temática do amor parental, escritos por Iaconelli no veículo de comunicação e publicados entre os anos 2020 e 2021. Para isso, fizemos uma breve contextualização sobre os conceitos de amor na filosofia, relacionamos as características da contemporaneidade com os atuais desafios das relações sociais, sobretudo o amor parental, e pudemos, então, partir para a visão da psicanalista Vera Iaconelli sobre o tema em sua coluna semanal na Folha de S. Paulo, depreendendo disso possíveis novas narrativas sobre o amor parental. A discussão foi possível a partir da técnica de análise de conteúdo e algumas de nossas conclusões recaem sobre o fato de que vemos as novas configurações afetivas demandarem mais igualdade de direitos entre pais e mães e exigirem a validação de novos arranjos familiares, relacionados à promoção de uma sociedade mais justa, diversa, inclusiva e solidária.

Biografia do Autor

Paulo Nassar, Universidade de São Paulo

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), doutor e mestre pela ECA-USP. É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP e pesquisador orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Nassar de Oliveira, P. R., & Mazzucatto, M. R. (2024). As novas narrativas do amor parental na contemporaneidade: um estudo comunicacional sobre suas representações a partir da coluna de Vera Iaconelli na Folha de S. Paulo. Logos, 31(2). https://doi.org/10.12957/logos.2024.81359

Edição

Seção

"Amor da cabeça aos pés" (vol. 2): "Lésbicas devem voltar à torre"