Pornô e romance:

ou o que pode a matriz do melodrama e da telenovela na exaltação de prazeres e corpos

Autores

Resumo

Este artigo busca demonstrar de que maneira uma matriz cultural da telenovela e do melodrama é aludida reflexivamente em certas obras pornográficas da América Latina como forma de expressar configurações de encontros de corpos e prazeres considerados dissidentes pela hegemonia cisheteronormativa. A partir de obras distintas tais como Sexo dos Anormais, de Alfredo Sternheim (Brasil, 1984), Juntitos, de Diego Stickar e Acento Frenético (Argentina, 2010) e Amoramor, de Edgar de Santo (Argentina, 2014) argumento como a alusão irônica a matriz da telenovela coexiste com códigos gêneros da pornografia configurando o que quero chamar de casais pornô-românticos.

Biografia do Autor

Mariana Baltar

Doutora em Comunicação pela UFF, professora da graduação e do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual) da UFF. Coordenadora do Nex: Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais, publicou o livro "Realidade Lacrimosa" (Eduff, 2019), e diversos artigos entre eles: “Corpo e afeto: atualizações do regime de atrações no cinema brasileiro contemporâneo”, na revista Aniki (2023), “Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube”, na Matrizes (2019). Em 2021, foi contemplada com edital "Cientista do Nosso Estado" (Faperj) e em 2016, atuou como consultora do Núcleo Criativo Reinvenções do cinema de gênero, organizado pela produtora Tardo Filmes, em Fortaleza. Desde de 2023 ocupa o cargo de Presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e Audiovisual.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

Baltar, M. (2024). Pornô e romance: : ou o que pode a matriz do melodrama e da telenovela na exaltação de prazeres e corpos. Logos, 31(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/81075

Edição

Seção

Dossiê "Amor da cabeça aos pés": imagens flamejantes, comunicações incorporadas.